08/05/2012

O Yaoi na minha vida

Então. Esse ainda é meu blog pessoal, e nele eu falo do que eu bem entender hahahahaha -q
E eu irei comentar sobre o yaoi na minha "querida" vida. Não sei se irei conseguir explicar muito bem, porque muitas pessoas levantam a seguinte questão: "Por que o Yaoi é bom? Vicia tanto?" e sinceramente, eu não sei.
Aprendi muitas coisas com o Yaoi, aprender a desdobrar até os meus próprios sentimentos, porque acho que quase ninguém sabe, mas em quesito de carga de sentimentos, tanto nas fanfics quanto nos mangás, o yaoi ganha e em muito de shoujos.
Atenção que esse meu texto provavelmente só entenderão tudo aqueles que sabem mais ou menos um pouco de BL- Yaoi. Palavras como "lemon" e animes serão citado, e se não souberem, provavelmente não irão entender. Peço a compreensão de que é apenas um texto pessoal para o meu blog não ficar paradão, além de que eu estava planejando um post assim. Espero que gostem ^^

Vamos por partes (sim, post meio longo, mas valeu a pena)...
Meu primeiro encontro com o gênero Yaoi veio com as fanfictions. Fanfictions ou fanfics para quem não sabe, são histórias ficcionais criadas por fãs de animes, livros, seriados, filmes, bandas entre outros; geralmente criando realidades alternativas e quase sempre envolvendo casais em foco, seja ele homossexual, heterossexual, casal alternativo da história, incesto e outras ideias mirabolantes que o povo tem.
Não me lembro e provavelmente nunca vou me lembrar qual foi a primeira fanfic que eu li, mas foi Yaoi. Eu era muito pura na época, não sabia o que era yaoi, até que fui me dando conta dos gêneros que as histórias citavam, e assim pesquisando fui de encontro com as explicações sobre o tema.
Passei quase dois anos da minha vida só lendo fanfics (só lendo no sentido de conhecer o Yaoi, eu acho que li Harry Potter entre outros também) Yaois. Mas nunca havia visto nada que seja de material autêntico BL. Isso tudo bem meados de 2009-2010. Depois, veio a minha mudança, que eu morava em São Paulo e tive de me mudar para Paraná no ultimo bimestre de 2010.
Até eu ajeitar a vida aqui (escola, moradia, etc) fui conhecendo o verdadeiro yaoi. Mas como assim?

O verdadeiro yaoi pelo que eu digo, são os animes, OVA's, mangás do gênero BL que envolve mangakás autêntias para esse gênero, e assim me aprofundando seriamente nele. Meu nível de pureza até então era ameno, pois já tinha lido coisas tensas de transas em cabines telefônicas à histórias sem noção em que o Reita (bass do the GazettE) era cego e era cuidado pelo Aoi (guitar do the GazettE). Ou seja, muito sem noção mesmo, mas era uma época boa, para abrir mais a minha mente para o que iria vir.
Até então as imagens era meramente muito imaginárias para mim, eu não conseguia visualizar (até pulava em certos casos) as partes de lemon, pois não sabia como eles "faziam" na prática a coisa. E fiquei muito constrangida vendo os primeiros episódios de Junjou Romantica, que mostra meio que censurado o lemon fofo do Misaki e do Usami-san. 
Mas meu primeiro contato com o mundo Yaoi foi em 2010 quando vim para Paraná; e tomei coragem para assistir Gravitation (que por sinal é muito bom =.=' adoro.) \o. Não tem muito o que falar.
Muitas fujoshis ou Yaoístas por aí começaram por Gravitation, e ninguém sabe explicar ao certo o porquê ficamos encantadas com o mundo doido dele. Mas uma coisa sabemos: Amamos muito Gravitation, e, mesmo sendo muito aloka da vida, encanta gerações.
Depois, muito tempo depois (por causa da mudança ainda, entre outras coisas, falta de interesse, preguiça, sem internet) eu assisti Junjou Romantica e fui pra parte prática da coisa: Lemon!

Quando eu teimo em afirmar que Yaoi não é só lemon não é porque amo incondicionalmente o gênero ou algo sem muito nexo assim. É porque de fato, eu na minhas primeiras convivências fui desentrelaçando os sentimentos e situações das fanfics, acompanhei o romance conturbado do Shuiichi e do Yuki em Gravitation e muitas outras coisas até chegar no lemon. Claro que há sim muito lemon em tudo no Yaoi geralmente, mas isso é uma parte do yaoi, não algo como shoujo em que a menininha ou quer dar demais ou nem quer dar. Essa coisa é preservada na medida em que a relação vai se construindo no enredo, e independentemente do que você vai achar do Yaoi, irá ter romance, e consequentemente algum lemon (afirmando novamente que nem todo yaoi tem lemon)...

O que eu quero dizer com tudo isso?
Nada HSUAHUSASHUASHUAHSUAHS -q
Sério, não ganho nada em explicar minhas coisas e vocês notam isso. Eu escrevi isso apenas para auto-satisfação de desabafamento, porque vá, ninguém na face da Terra iria me aguentar explicando como eu conheci Yaoi em uma conversa normal. Então, se você leitor ou leitora gosta de Yaoi gostaria de lhe proport o seguinte: Como vocês conheceram o Yaoi? Como ele mudou a sua vida? 
Parece conversa de religião, mas é apenas uma pergunta em que eu tenho curiosidade de saber. Duvido que alguém me responda, e provavelmente ficarei no vácuo eterno de blogs, mas enfim. Pelo menos tentei.

Literatura Homoerótica? Como isso?
Para quem não sabe, existe uma coisa chamada literatura, e ela está presente em várias coisas como cinema, e principalmente no que mais nós associamos assim que ouvimos essa palavrinha mágica: Livros.
Não sou uma pessoa de ler, fato. Mas também não sou mais aquela criatura infeliz que diz "odeio ler!". Não é comigo mais, então se houver algum livro que me interessa, eu vou querer lê-lo, e assim farei.
Quando se diz respeito à literatura homoerótica, podemos citar várias coisas que hoje em dia esse campo é mais aberto, facilitando a vida de muitas pessoas. Eu não cheguei a ver muito, mas acredito que os livros "Rendição"/"Redenção"/"A Lenda de Fausto" que são os mais conhecidos entre o público Otaku-Fujoshi; fazem parte dessa literatura fantástica.
Eu li A Lenda de Fausto e me encantei profundamente, não só pelo fato de eu adorar Yaoi ou qualquer cisa BL que eu leia, mas porque é profundo, os sentimentos que me faltam "pegar" nos livros de poesia clichês ou histórias de romances trágicos internacionais não me trazem.
Consequência? Consigo ler e interpretar melhor os poemas de amor do Romantismo melhor, tirando uma nota melhorzinha no final do meu bimestre em português =.=' -q

Sinceramente de início eu só me interessei por esse livro "A Lenda de Fausto" porque hoje em dia tem propaganda dele em tudo quanto é canto, seja no Blyme ou YPBR. Mas quando eu fui lendo as outras histórias da Samila Lages, autora do livro, fui percebendo que eu amo aquilo que ela escreve; eu amo o jeito que ela narra suas histórias, seus contos. E isso minha gula por esse livro só aumentou, e quando consegui grana comprei-o. Não me arrependi.
Vejo críticas construtivas sobre ele em resenhas, comentários, etc.; e eu não tenho nada a ver se ela escreve bem ou não; o fato é que eu adorei e devorei esse livro.
Outro livro de interesse para fujoshis nacionais é a trilogia (em andamento) Redenção (esqueci o nome da trilogia, mas o primeiro livro chama-se Redenção kkk'). Creio que em quesito de conteúdo difere-se em muito do anterior, mas continua fazendo parte do mundo BL/literatura homoerótica.

Nunca me prendi muito em se é literatura ou não, se é autor famoso ou não, muito menos se a pessoa do meu lado achou ele bom ou não.
Apenas leio aquilo que me interessa e isso me basta. Talvez seja uma grande falha que deve ser corrigida, mas também nota-se que não me distancio muito da realidade de outros. Meu atual desejo é Redenção. Que custa mais caro do que A Lenda de Fausto e eu não tenho interesse em adquirir em arquivo PDF. Gosto do cheirinho das folhas impressas, da textura da capa em minhas mãos, de poder, mesmo sem muitas outras coisas, ler tranquilamente.
E isso eu não faço de frente para um computador. Pode acreditar.

Esses dias ouvi um Podcast sobre a literatura homoerotica e por isso que eu estou citando ela, mas também afirmo: Não li, e muito menos pretendo ler desse universo que há. Apenas prefiro livros em que as autoras escreviam Fanfics antigamente (e ainda escrevem) pois me interessa em muito o conteúdo; não generalizando, mas as fanfics podem conter coisas estúpidas (como as minhas XD); mas ao mesmo tempo te prender com uma força inexplicável.
Uma força que transborda para você de uma forma mais natural, sem toda aquela melação que uma poesia ou poema te impõe, eu acho mais natural e "alegre" ler uma. Não desconsiderando nenhuma outra, lógico.

O Podcast tem assuntos de BL-fanfics; literatura homoerotica, Yaoi, animes, Fujoshis e polêmica, muito bom mesmo. São 90 minutos desperdiçados com muito aproveito HSUAHUSASAHUAHUAHSUAHSUAHSUHAUSAHUSH -WTF

Bem, para ouvintes de podcast, precisa realmente de muito tempo livre e uma baita paciência, mas como eu só tenho o tempo livre, podes acreditar que é muito bom, eu ri muito também.


PODCAST: CABULOSOCAST #24a – LITERATURA HOMOERÓTICA <clique aqui para ouvir

Enfim, cheguei a conclusão de que quanto mais eu leio essas coisas, mais eu amo e mais eu quero lê-las. O tiro sai pela culatra, pois eu só quero ler ESSAS coisas, deixando de lado minhas queridas literaturas do século passado que eu preciso estudar, mas enfim -q

Ler só uma coisa não é tão bom assim, um dia a festa acaba, mas lembrem-se sempre que nenhum homem conseguiu ler todos os livros do mundo. E nem o mundo irá um dia, creio eu, ter uma biblioteca que contenha todas as histórias que saem da cabeça dos homens.

E viva ao Yaoi, a literatura homoerótica e tudo isso \o\o\o\o\

Uma imagem fofa pra acabar:

Junjou Egoist \o

Lelouch x Suzaku (embora pareça mais Suzaku Lelouch mesmo kkk)

Kissus babies! Espero comentários respostas!

8 comentários:

  1. eu conheci a palavra yaoi quando a ouvi em um evento cosplay entao qunado cheguei em casa comesei a pesquisar mais sobre o genero no começo (eu uma pessoa ainda "pura") eu li uns yaoi sem lemon nenhum depois cm o tem uma amiga minha me deu de presente no (aniversario) um manga e adivinha o genero, eh! era um yaoi lemon depois daquilo (eu nao mais taop "pura") entrei no mundo dos yaois e deis daquele dia eu amo yaois

    by: Endjhel-chan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Endjhel-chan qq (escrevi certo? XD)
      Nossa, que forma mais legal de se conhecer! ENtão vc foi pesquisando por si própria depois de ter visto em evento, devia ter sido legal isso *-*
      Bem, não existe "Yaoi lemon", mas um "Yaoi com lemon" *to pirada com esse gênero inexistente, me ignore q* e bem... depois de eu LER fics com lemon ja não era pura magina quem leu um mangá! kkkkkkk nem imagino seu espanto, manoola.....
      MAs bem! Desde esse dia noss amor por yaoi só vai crescer e espero que cresca cada vez mais! Kyah S2
      Obrigada pelo coment manola, kissus kissus ^^

      Excluir
  2. Eu conheci o "Mundo Yaoi" a algum tempo, enquanto lia algumas coisas e me apaixonei perdidamente! E eu sou como você Miya-chin (=^.^=) quanto mais eu leio, mais eu amo e mais eu quero ler ♥ KKKKKK-


    Por: Suzuki Kanade-chan - Blog muito kawaii, amei ^3^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nóis então Kanade-chan XDD Yaoi is life forever HSUHASUHAUSHAUSA -QQQ
      Tá, nem tanto ~quase perdi meus mangás yaois quando meu note deu pau e nem sei se vai dar pra fazer isso ç-ç mas vamo que vamo HUAHSUAHSUASHAU~
      Kissus Kissus, muito obrigada ~

      Excluir
  3. Nyahh... ^^ vc gosta de Aoi x Reita? >< é primeira vez que vejo isso, que fofo, eu sou Aoi x Uru ^^, vc é fãn de The Gazette? heheh eu sei que isso não tem muito a ver com seu post, mas é que sempre adoro ver uma fãn da minha banda favorita ^^'...
    Achei bem legal o jeito que vc conheceu yaoi, e vc pelo menos foi ''pura'' um dia... diferente de mim, as fanfics que foram o mais me despertou para esse maravilhoso mundo yaoi também, só que antés disso já tinha visto imagens mais ''fortes'' e quando lia eu já conseguia imaginar praticamente tudo, até por que 97% das fics que já li até hoje (contando com as primeiras) já eram +18 XD (e eu só na base dos 11 a 12 anos), e hoje tenho 13 ^^' (e não me arrependo de quase nada) hehe... num liga muito pra minha mente pervertida não tá?, mas eu comecei a entra no mundo yaoi mesmo foi vendo fanservises de j-rockers do youtube XD e por ai foi, o primeiro yaoi que vi foi Gravitation também ^^, e desculpinha aí, meu comentário ficou tão gigante quanto um post ^^' hehe
    Gomen ... e muchos Kissus para você ^^ s2 . (e seu blog é muito kawaii ^-^)

    Abayô o/

    by: Chesa-chan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu gosto de tudo de the GazettE. O Uruha eu vejo ele com o Aoi, com o Miyavi e com o Reita. Cada um tem seu momento especial HUEHUEHUEHUEHUEHU GazettE é minha banda favorita também, tu já sabe que eles vão fazer show em Sampa em setembro?? >.<' Infelizmente não vou, sou pobre e desempregada HUEHUEHUE -QQ
      Eu fui muito pura sim LOL Não entendia muito bem dos lemons, mas agora eu conheço até bastante (embora é claro que existe muitas pessoas que decoram tudo e sabem mais do que eu XD) Tu é muito novinha pow, tem muito yaoi pra ver ainda kkkkkkkkkkkkkkkk (Eu tenho 16 vou fazer 17 então já viu as barbaridades que eu já vi LOL)~ Fanservices, sdds os que prestam!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Preciso conhecer novas bandas então pra ver se tem algum -NNNN
      Muito obrigada pelo coment, sinta-se livre para comentar o tanto que quiser, porque isso significa que meu post deu vontade de comentar muito! XD Kissus!! E obrigada pelo elogio *0*

      Excluir
  4. Eu conheci o " mundo yaoi " foi por gravitation tava lá vendo meus animes de boas quando acho gravitation não sabia oque era porque quando eu fui ver tinha 8 ou 9 anos e no primeiro cap já me apaixonei tipo não entendi mais gostei muito hoje eu tenho 14 anos e meu yaoi favorito e sekaiichi -hatsukui eu amo esse anime eu conheci com 13 ele sim ano passado que nem jonjou romantica porque não tenho muita privacidade em casa

    _Adorei_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, sorry a demora pra te responder. Estava meio fora do blog lol
      Que novinha! Eu to com 20 anos já, mas foi com uns 13~14 que eu comecei a ver animês (antes era só fanfic mesmo, nem sabia da existência de animês yaois)... Longa jornada, a minha. Espero que tu também tenha uma longa e boa jornada por esse mundo louco que é o Yaoi xD

      Excluir

Regras:
- Comentários serão publicados de acordo com o que a moderação liberar na análise, portanto, siga as regras.

- Sem SPAM / Divulgação / Propaganda do seu blog somente deixe o link APÓS o comentário.
- Pode palavrão, e essas porras todas aí, free internet. Porém, tenha o bom caráter de não comentar somente por hate, porque, bem, não irei publicá-lo (risos).
- Agradeço tua visita e sempre estarei disposta a dúvidas ou correções (sério, se virem algo errado no post, me avisem!!). Irei avisar se eu editar o post corrigindo.