03/04/2017

NaNoWriMo - Desafio Para Quem Gosta de Escrever


Primeiro post deste ano com conteúdo, venho comentar um pouco do NaNoWriMo, um desafio para quem gosta de escrever. Você já ouviu falar dele? Se ainda não, te convido a conhecer um pouco e se preparar para suar muito (mentira) escrevendo sua novel/livro.

Apesar de que quem convive muito no tumblr já deve saber do que se trata, não vejo realmente muitas pessoas comentando sobre o desafio e em nenhuma outra rede social se leva tão a sério. Para quem gosta de desafios ou apenas para ver o que consegue, de fato, escrever em um mês, é um ótimo lugar para perder tempo de uma forma "organizada".



O que é?
National Novel Writing Month, em português algo como "Mês Nacional da Escrita" ou NaNoWriMo é um desafio anual que acontece em Novembro, onde você precisa escrever 50.000 mil palavras durante o período de 1º de novembro a 30º do mesmo mês. Antigamente eu vi artigos que devem ser um livro original, mas eu acho que hoje em dia as pessoas estão escrevendo qualquer coisa. Na maior parte do tempo, porque eu não leio muita coisa original na internet, eu vejo autoras fazendo o NaNoWriMo com fanfics, mas a ideia original acho que não era isso.

Quem pode participar?
Basicamente qualquer pessoa, seja registrada ou não no site (http://nanowrimo.org/); o negócio é entrar no desafio e aos mais entusiasmados, participar das atividades preparatórias que acompanham toda a jornada durante o ano até Novembro.

O desafio foi criado há muito anos, porém não ficou muito famoso como algo internacional, tanto é que pelos dados estatísticos de países participando, o Brasil não consta muitos participantes. Eu andei dando uma pesquisada e blogs falando sobre o NaNoWriMo em 2011~2012 não comentava nada sobre participantes brasileiros, mas hoje em dia é fácil achar até grupos que organizam o desafio no Brasil, e até mesmo dentro do próprio site. O Mês Nacional da Escrita (de romance, mas "Novel" aqui é um termo aberto, eu acho) em Novembro não fornece nenhum tipo de divulgação sobre o que você escreve, mas somente que você escreva. Achei interessante para pessoas como eu, que às vezes só abrem o docs e escreve um monte de porcaria e nunca vai publicar nada porque achou um lixo, mas gosta de escrever. Neste mês, não importa muito a qualidade do material eu acho, somente que você conclua o desafio.

Este ano tentarei participar, mas minha vida está cada vez pior então nunca irei saber quando conseguirei de fato participar. Mas estou fazendo este post para poder me lembrar também!

E você? Já participou, já ouviu falar ou irá tentar este ano após ler do que se trata? Comente aí embaixo e vamos indagar se é possível mesmo para pessoas comuns escrever 50k de palavras em um só mês...

Aproveitar para colocar um pouco de The Breakfast Club aqui, já que me pareceu oportuno.

Beijos, queridos.

2 comentários:

Regras:
- Comentários serão publicados de acordo com o que a moderação liberar na análise, portanto, siga as regras.

- Sem SPAM / Divulgação / Propaganda do seu blog somente deixe o link APÓS o comentário.
- Pode palavrão, e essas porras todas aí, free internet. Porém, tenha o bom caráter de não comentar somente por hate, porque, bem, não irei publicá-lo (risos).
- Agradeço tua visita e sempre estarei disposta a dúvidas ou correções (sério, se virem algo errado no post, me avisem!!). Irei avisar se eu editar o post corrigindo.