30/08/2017

Fandom - Sterek





 Oi, de novo!
Pensando com a vida, e no que postar no blog, vi que eu não andei vendo muita coisa nova esses tempos. Os motivos é o de sempre, eu tendo umas crises de depressão que meio que não me faz ficar com muita vontade de ler coisas novas (o que para muitos aqui vem a ser surpresa, porque eu sou a rainha de ler coisas aleatórias na internet, de qualquer gênero). Uma coisa que eu felizmente consegui me viciar (e não é muito saudável) é Sterek. 

Esse fandom me deu boas-vindas de braços abertos e não tem como não se apaixonar por pelo menos uma das ideias, fanfics e mundos que o próprio fandom criou. Mas o que é Sterek, Miyaneo? Explico mais abaixo, e recomendo alguns blogs para quem se interessar ;D


Sterek nada mais é que o nome do ship de Stiles Stilinski x Derek Hale; da série da MTV Teen Wolf. Teen Wolf começou a ser exibido em junho de 2011, e de lá pra cá aconteceram várias coisas com esses dois personagens, até chegando nos dias de hoje onde o Tyler Hoechlin (interpreta o Derek Hale) havia saído da série oficialmente para fazer outros trabalhos no cinema/TV, retornando somente nesta última temporada que está passando. Ele saiu no mid-season 04, e atualmente está no início da Season 06 parte B (segunda metade). Já o personagem interpretado pelo Dylan O'brien, Stiles Stilinski, esteve na ativa até o final da Season 05, e participou somente de alguns episódios principais da Season 06 A (primeira parte). Nesta Season 06 B, todo mundo ficou chocado ao ver o nome dele aparecendo como "Ator Convidado", ou seja, ele não é um dos atores/personagens regulares desta temporada. Isso faz menos sentido do que parece, se você nunca viu a série, porque Stiles nada mais é que o melhor amigo do protagonista da série, e sem ele, a série nem existia (risos).



🔺Spoiller Alert 🔺Agora, vocês já devem ter ouvido falar dessa série em algum canto. Provavelmente alguma coisa ruim. Não nego que, embora a premissa seja boa, a série começou a desandar e vários acontecimentos são inexplicáveis, deixando os fatos cada vez menos convincentes e os personagens rasos. Ao longo da série, vários personagens acabaram saindo, como o Jackson, Isaac, Allison, o próprio Derek, a Kira depois de ter se consolidado como uma personagem fixa; e vários novos entrando, porém, muita gente ainda acha que os novos personagens da série não tem o mesmo carisma dos antigos, que formava o grupo principal lá na primeira/segunda temporada. 
Para vocês terem uma ideia, desde o início, somente dois dos atores que iniciaram a série são regulares nas temporadas finais. Os que não morreram, se mudaram sem nenhuma explicação, SUMIRAM SEM DAR NENHUM MOTIVO, acabaram sendo dispensados pela equipe de produção. Isso custou muito no plotline da série, e como vocês devem imaginar, muito pouco restou da trama original, e ninguém mais gosta LMAO Personagens que tiveram alguma conclusão acabaram voltando pra série sem nenhuma explicação também, como o próprio Peter Hale (vilão da Season 01), a Kate Argent quinhentas mil vezes, o Chris Argent, enfim... Argents. E a Allison, que é a única Argent que a gente queria de volta, cadê?  🔼 End Spoiller 🔽

Agora, vocês devem estar se perguntando... De todos esses fatos que eu citei da série, o porquê Sterek ainda ser um dos fandoms mais ativos do ao3/tumblr, do porquê ainda ser uma das principais causas das pessoas irem assistir a série sem saber do que se trata? Simples! A química que havia entre os dois personagens foi por muito tempo queerbaiting, ou seja, os produtores acabaram usando o ship pra trazer novos espectadores, e quando acabou no canon, o pessoal entrou com tudo no mundo das fanfics e das fanarts e acabaram se apoderando do nome do fandom. Se você quiser uma hora dar uma pesquisada mais a fundo do que aconteceu, pesquisa sobre o "Fandom Sterek" em vez de "Fandom Teen Wolf", porque as duas coisas se tornaram tão distantes uma da outra que tem gente que está lendo fanfic Sterek sem nem ter assistido um único episódio de Teen Wolf. Se isso não é poder, amigos, não sei o que é! HUSAHUSAUSHAUSAU

Muita gente acha que o ship não poderia ser canon, que é errado (pela idade dos personagens, que aliás... Nem sabemos a idade do Derek!), por ser um relacionamento que já começou mal... Enfim, motivos pro pessoal ir na contra mão é o que não falta. Mas isso eu nunca vi impedir ninguém de shippar nada, e não magoando nem ferindo ninguém, que mal tem né não?


Eu encontrei o fandom em meados de 2015 ~começo de 2016, onde eu acabei me aprofundando mais. Foi o primeiro fandom GRINGO que eu acabei me tornado ativa, porque até então meu inglês era muito porco para entender mais do que o básico de sempre dos meus outros fandoms (que foi de animes, como Naruto, Bleach, Durarara!!, e de kpop, como KaiSoo e HunHan). Acabei entendendo que, por mais que a maioria das fanfics seja em inglês, muita gente que não tem como língua materna o inglês acaba escrevendo bastante, o que me motiva muito de interagir com o pessoal pois raramente (na real, nunca vi!) alguém fala mal da gramática, etc do povo (o famoso "poor english" hHUSHAUHSA)... Então, mesmo sem saber muito por onde andava, acabei interagindo com as autoras das minhas fanfics, coisa que eu não entendia elas sempre me respondiam e até hoje, é um dos únicos fandoms que eu nunca tretei (não que não haja treta, mas é tanta coisa boa que nem dá tempo dessas coisas). 

Um belo dia estava eu perambulando pelo fanfiction.net (sim esse site ainda existe socorro) e acabei esbarrando por várias fanfics Sterek. Na hora na verdade eu nem pensei que o povo shippasse Sterek, porque quando eu vi a série acabei não prestando muita atenção. Meu personagem favorito sempre foi o Stiles, mas eu canonicamente, sempre shippei Stydia. Fui começar a ler quando ainda estava na quarta temporada, onde tanto a Lydia e o Stiles já tinham um bom relacionamento (porque aliás, o que foi aquela Season 3B SOCORRO????? Ô TEMPORADA BOA DO CARARALHO) então meio que ver que o pessoal realmente pensava no Derek Hale, e ainda fazia headcanons que não terminavam em mortes trágicas e ele sendo estuprado, massacrado e mutilado, foi muito bom. Acabou que eu gosto muito mais do que o fandom fez do Derek, um dos personagens mais injustiçados pela série (isso nem é meu lado Sterek shipper falando, é mais num geral, acho que o povo concorda que foi um personagem que sofreu desnecessariamente durante toda a série). Enfim, nem lembro mais qual foi a primeira fanfic, sei que eu usei MUITO o google translate pra várias coisas, foi um momento de aprendizado muito bom. Expandi muito o meu vocabulário naquela época, porque mesmo já lendo mangás em inglês, mangás geralmente sempre tem todo um vocabulário que não permite muito além das falas dos personagens. Em fanfics ou histórias escritas, você precisa saber todo o ambiente em que os personagens se encontram, a gente lê muito mais palavras relacionadas à emoção ou ação, em vez de nos mangás que eu lia naquela época, eram somente as falas.

As melhores fanfics hoje em dia estão todas no ao3 ( archiveofourown.org ) então uma boa dica é se cadastrar no site, e pesquisar na tag do seu fandom :D

Nogitsune vs Stiles 

As fanfics tem desde canon divergence, desde uns Alternate Universe MUITO LOUCOS, e que de alguma forma, o Stiles e o Derek parecem se encaixar perfeitamente. Desde o Derek saindo de Beacon Hills (o que aconteceu no canon, apesar de que não foi dado uma explicação de onde ele foi) e indo morar em alguma vila pacata pra virar um homem-de-casa e começando terapia para lidar com as coisas do passado dele, e posteriormente encontrando o Stiles quando ele saiu de BH para ir para a faculdade; das histórias em que é o Stiles que foge de Beacon Hills depois do que aconteceu o Nogitsune, e acabando encontrando o Derek no meio do caminho; das que preferem fingir que todas as mortes da season 2/3a não aconteceram (afinal naquela época o fandom já estava escrevendo bastante fanfics) então o Derek ainda é o Alfa com os betas Jackson, Isaac, Erica e Boyd, e ficando em Beacon Hills; e até os Alternate Universe (Universo Alternativo) onde o Stiles é um garoto da faculdade que se apaixona pelo Derek, nerdão da sala de literatura dele, do Derek sendo professor, do Stiles sendo um agente do FBI (que virou canon! hahaha)... As possibilidades que esse fandom encontrou para os dois são inúmeras e, com certeza ALGUMA história vai te agradar. Acho que é um dos poucos fandoms que não teme um desafio e escreve qualquer coisa que você imaginar (desde os clássicos challenge de mpreg, blnd!/mute!character, que todo fandom tem) até os mais inesperados como trans!character, ou character study (um dos meus preferidos) que é quando uma fanfic basicamente pega um personagem, analisa ele dentro da própria fanfic pra torná-lo melhor no final.

Recomendações de Blogs:
Abaixo listei ALGUNS dos blogs no tumblr que eu sigo que postam fanfics, fanarts, e algumas das minhas autoras favoritas do ao3 (todos os links estão por extenso porque o blogger resolveu foder com a minha formação de hiperlink, então é só copiar e colar no seu navegador!)
  • http://hd-hale.tumblr.com
  • http://cursedtruth.tumblr.com
  • http://suis0u.tumblr.com
  • http://clotpolesonly.tumblr.com
  • https://ask-haleinski.tumblr.com
  • http://thisdiscontentedwinter.tumblr.com
  • http://inell.tumblr.com
  • https://beerwolves.tumblr.com
  • http://benaya-trash.tumblr.com
  • http://thegeekindenial.tumblr.com
  • https://yodas-yo-yo.tumblr.com
  • http://petals42.tumblr.com
  • http://wheredidhiseyebrowsgo.tumblr.com
  • http://andavs.tumblr.com
  • http://spider999now.tumblr.com
  • http://batwynn.tumblr.com




Listinha de vídeos que eu gosto no youtube relacionado à Sterek ou apenas a Stiles ou apenas a Derek:


Derek Hale - I will hold on - link
Derek/Stiles - Crazy in love - link
Derek & Stiles | I was willing to die for you - link
Derek Hale | "It's my fault." - link
My name is Dеrek Нale and I died; - link
Derek & Stiles | The next time you see him, tell him - link
Derek & Stiles | There's always someone we can't forget - link
The Boy Who Runs With Wolves | Stiles Stilinski - link
The BEST of Miguel Juarez (HUMOR) - link

> Eu coloquei o "The Boy Who Runs With Wolves" que é um vídeo triste pra caralho e depois eu TIVE que colocar o The Best of Miguel Juares porque... Pra rir um pouco depois de ter chorado dois litros no vídeo anterior LOL

APENAS UM ADENDO: EU NÃO SHIPPO HOBRIEN! Obrigada, de nada.


Beijos!

Créditos do post:
Todas as imagens são screenshots ou gifs direto da própria série, evitei de colocar fanarts porque muitos artistas não querem que as fanarts sejam repostadas em outro site. Os vídeos são todos direto do youtube com o link direto, não repostei nenhum e nenhum dos canais são de autoria minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras:
- Comentários serão publicados de acordo com o que a moderação liberar na análise, portanto, siga as regras.

- Sem SPAM / Divulgação / Propaganda do seu blog somente deixe o link APÓS o comentário.
- Pode palavrão, e essas porras todas aí, free internet. Porém, tenha o bom caráter de não comentar somente por hate, porque, bem, não irei publicá-lo (risos).
- Agradeço tua visita e sempre estarei disposta a dúvidas ou correções (sério, se virem algo errado no post, me avisem!!). Irei avisar se eu editar o post corrigindo.